sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Como construir uma bomba atômica

http://www.inovacaotecnologica.com.br/index.php

Muito útil!

TOC




Ontem eu fui na aula de Sociologia - a primeira foi semana passada, mas eu perdi... =/

Duas coisas que eu odeio: não começar as coisas pelo início e perder qualquer parte da sua seqüência, nem que seja três segundos!
Filme, por exemplo: eu tenho que ver tudo, desde aquelas apresentações do leão e da deusa segurando a tocha, se não eu prefiro nem assistir. E nem que seja para ler uma mensagem no telefone, eu tenho que dar pause. Não sei porque, é meio psicológico, parece que eu não vou conseguir entender o filme depois. Coisa de gente estranha mesmo...
Mesma coisa com as aulas. Bah!, eu não posso perder uma, se não eu já perco o fio da meada e não entendo mais nada do assunto. E não é ápenas assistir as aulas; eu tenho que entender o assunto, se não já era. Acho que é por isso que eu tenho tanta dificuldade em entender a História (além da minha péssima memória); eu não consigo compreender bem a História antiga e daí já nem tento realmente entender o "resto"...

Outro dia eu estava na biblioteca conversando com a Aline (a bibliotecária). A gente estava falando sobre TOC (Transtorno Obssessivo Compulsivo). Ela falou que existem pessoas que desenvolvem determinado TOC apenas em algum período da vida, e outras que desenvolvem o mesmo durante toda a vida, que chega ou não a ser um vício. Existem uns bem esquisitos - por exemplo uma garota que não conseguia ler um livro sem contar as palavras dele. Quando ela perdia a conta, tinha que voltar atrás e começar tudo de novo. Só que ela sempre perdia a conta, e nunca conseguia terminar livro nenhum. Ou pessoas que ficam somando os números nas ruas (placas de carro, números de imóveis, etc.). Mas existem outros mais normais e menos malignos.

Eu não sei se chega a ser TOC, mas eu tenho uma mania por coisas metódicas.

Eu lembro quando eu morava sozinha com a minha mãe na Bahia; eu era viciada em fazer listas! (mamãe que o diga!) Para tudo o que eu ia fazer eu tinha que fazer uma lista, classicar tópicos e sub-tópicos, passar a limpo em ordem alfabética ou de prioridades. Incrível!
Quando eu cheguei em Curitiba, no começo eu ainda fazia listas para tudo, mas depois que eu comecei a trabalhar na C&A eu nem tinha mais tempo de fazer nada, e isto passou.

Mas este negócio de organizar tudo em tópicos & cia existe faz tempo. Meus cadernos têm que estar sempre assim, organizadinho, se não eu não entendo mais nada. Por exemplo a imagem que está aí encima. É da matéria de Geografia do Brasil, do cursinho.
Tudo tem que estar organizado: Os tópicos em asterisco (de mesma cor!); o título em cor diferente e centralizado; os sub-tópicos em flechas da mesma cor e com o mesmo espaçamento da margem; as cores da caneta tem que ser iguais em partes iguais de tópicos diferentes...

E eu sou metódica em muito mais coisas: para lavar a louça eu tenho primeiro que fazer uma pilha de pratos, juntar os copos no mesmo lugar, separar os talheres de um lado, panelas do outro... Então eu tenho que lavar primeiro os pratos, ou talheres; a ordem não importa, desde que eu lave primeiro todos os itens de uma especificação qualquer. E tenho que colocar organizado no negócio (que eu esqueci o nome) de secar a louça. Os talheres tem que ser do mesmo jeito, como se fossem sub-tópicos: primeiro as facas, depois garfos, etc. E se não for assim eu me sinto mal, incomodada, como se estivesse faltando alguma coisa...

Para fazer um bolo eu tenho que primeiro ter a receita em mãos, separar todos os ingredientes já na quantidade certa, untar a fôrma, ligar o forno, e só então começar a fazer o bolo em si. As vozes na minha cabeça (huawheuehwauheui) me dizem que se não for assim, não vai dar certo o bolo. E pra cozinhar outra coisa qualquer é a mesma coisa: separa e prepara todos os ingredientes primeiro, depois os utensílios que eu vou usar, e só então eu começo a cozinhar.

Quando eu vou estudar eu tenho que primeiro colocar todos os cadernos de um lado na mesa, separar as canetas que eu vou usar, deixar o celular e o MP3 por perto (mesmo que não vá usar), deixar o telefone no lado, verificar se tudo o que eu vou precisar está ali, e só então começar a estudar.
Tudo tem que ter fases, tópicos, introduções; se não for deste jeito parece que não vai dar certo no fim.

Esquisito?
Eu sei. Muito.
:)