quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Conversas

Depois de uma noite interessante na casa de uma amiga, discutindo poesia, literatura e histórias da vida até as 4 da manhã, aqui estou eu, pra compartilhar alguns dos pensamentos que me rechearam a noite.
Acho que a primeira coisa que me vem à cabeça é o fato de como existe gente diferente neste mundo, e também quão interessante a maioria delas é! Eu já tinha mais ou menos esta noção, mas eu sempre acabo me surpreendendo. Como eu estava falando para esta dita amiga, uma das coisas que eu aprendi durante a minha breve existência é que cada ser humano é um mistério bom, um poço de oportunidades; é certo que todos possuem características que nós consideramos defeitos, mas, quando você começa a aceitar isto, tentar compreender o por quê e o aceitar, você acaba descobrindo coisas maravilhosas, histórias incríveis, idéias interessantíssimas. E isso é ótimo, poder acrescentar, compartilhar, dividir. E crescer. Ah!, como a gente aprende e cresce com os nossos amigos!
Outra questão interessante que me remete agora é a importância da imagem que a gente passa para as outras pessoas; algo como o prisma do nosso eu. E isso foi algo que, nesta última semana, eu já tive oportunidade de discutir com três outras pessoas. É claro que a gente não quer ligar para o que as outras pessoas pensam da gente; eu tento fazer isso. Mas é fato que a gente não vive sem a nossa "reputação". É como uma imagem; não tem como eu pensar em alguém e automaticamente não ligar o seu "eu" à sua imagem. Para algumas pessoas, isso é uma coisa monstruosa; são aquelas que querem sempre sempre agradar os outros, para nunca deixar transparecer os seus monstros interiores, como se isso fosse torturá-las infinitamente (tal qual o retrato de Dorian Gray), e isso as fazem extremamente solitárias.
Já outras pessoas aceitam que isso faz parte da vida, que todo mundo erra, que todos possuem uma dose de "feiúra"; e sabe que, quem parece ser muito perfeito, na verdade está apenas tentando esconder-se para se proteger do mundo.
...