sexta-feira, 4 de julho de 2008

Kundera, mais uma vez

"Era uma vez (E é ainda) certo país (E é ainda)
Onde os animais Eram tratados como bestas (São ainda, são ainda)"

Bicharada (Os Saltimbancos) - Chico Buarque


Que dia lindo!!!
Encontrei O Livro do Riso e do Esquecimento por R$10 em um sebo!!!

Um fragmento deste livro belíssimo:
(Situando antes a historia: tem uma personagem, Tamina, que vai parar em uma ilha onde só vivem crianças; lembrei na hora de O Senhor das Moscas, com a diferença de que nesta ilha todas elas vivem em harmonia. Acontece que Tamina não é criança; é uma mulher.
Logo, há um sentimento de rejeição por parte destas, e elas começam a maltratar Tamina.)


"Porque essas crianças são más?
Ora, elas não são más de modo algum. Ao contrário, têm bom coração e não param de dar umas às outras provas de amizade. Nenhuma delas quer Tamina só para si. Ouve-se a todo instante seus
olhe, olhe. Tamina está presa nas redes emaranhadas, as cordas lhe esfolam a pele, e as crianças mostram umas às outras o sangue dela, suas lágrimas e suas caretas de dor. Elas a oferecem generosamente umas às outras. Ela se tornou o cimento da fraternidade delas.
Sua infelicidade não deriva do fato de que as crianças sejam más, mas de ela encontrar-se além da fronteira do mundo delas. O homem não se revolta porque se matam bezerros nos abatedouros. O bezerro está fora da lei para o homem, assim como Tamina está fora da lei para as crianças.
Se há alguém que está cheio de uma raiva amarga, é Tamina, e não as crianças. O desejo que elas sentem de fazer o mal é um desejo positivo e alegre, e pode-se com razão chamá-lo de alegria. Se elas desejam maltratar aquele que se encontra além da fronteira do mundo delas, é unicamente para exaltar seu próprio mundo e sua lei."

Nenhum comentário: