segunda-feira, 14 de julho de 2008

Palavras, apenas, palavras, pequenas...

Uma coisa que eu adoro fazer é pegar um dicionário e começar a procurar palavras aleatórias; abrir o dicionário e ver qual palavra chama a minha atenção primeiro.
Ano passado eu fiz isso; abri em uma página e esta foi a primeira palavra que li:

Dipsomania: vontade mórbida e incontrolável ao consumo exagerado de bebida alcoolica.

O engraçado é que justo neste dia eu já tinha bebido umas caipirinhas... hehehe
Parece até que foi uma mensagem!!! ;P

Mas, enfim, eu acho mais interessante procurar pela definição de coisas que são de difícil definição. Por exemplo, as cores.
Como você define as cores?
Como dizer em palavras o que é o amarelo? E o azul, o vermelho?

Amarelo: da cor do ouro, da gema do ovo ou do açafrão;...

Azul: da cor do céu sem nuvens, cerúleo;...

Vermelho: que tem a cor do sangue, encarnado vivo; rubro, escarlate;...

Preto: diz-se do corpo que, absorvendo os raios luminosos, apresenta a cor mais escura;...

Branco: que tem a cor de neve ou de leite; pálido;...

E como é definida a cor?

Cor: impressão que as diferentes variedades de luz (diferentes comprimentos de onda de radiação electromagnética visível) produzem nos órgãos visuais;...

Tá, tudo bem, eu sei que isto é uma diversão um tanto quanto esquisita, mas ela é feita por e para gente esquisita, mesmo...

Prosseguindo; eu entrei na faculdade em 2005, e exatamente quando eu era caloura tinha um professor calouro também. A nossa turma era a primeira dele na faculdade, e ele ensinava para nós Fisica Básica I. Eu nunca esqueço da minha primeira aula desta matéria; ele começou conversando com a gente - o que eu vim a descobrir depois que isto é uma raridade no curso - e queria falar um pouco sobre a física em si. E falou para a gente pensar: Tempo, o que é o tempo? Como nós podemos definir o tempo? E espaço?
Eu lembro que eu fiquei viajando naquele dia.

Tempo: duração limitada, por oposição à ideia de eternidade; período; época; sucessão de anos, dias, horas, momentos, que envolve, para o homem, a noção de presente, passado e futuro; meio indefinido onde se desenrolam, irreversivelmente, as existências na sua mutação, os acontecimentos e os fenómenos na sua sucessão; certo período determinado em que decorre um facto ou vive uma personagem; duração;...

Espaço: extensão indefinida;... (esta é a melhor de todas!)

Tem muitas coisas interessantes para procurar em um dicionário.
Qualquer dia eu posto mais.


Fim. (termo; limite; remate; alvo, finalidade; intenção; morte.)

2 comentários:

Lucemary disse...

Vc ja contou ao seu professor que ele fez diferença pra voce? Acho q isso eh importante... keria comentar agora seus posts recentes, mas to numa lan horrorosa... depois eu volto! Saudade!

Maya disse...

Não, não contei... Mas também nem vou contar, porque ele não é mais bonzinho, ficou do mau agora!
=/