sexta-feira, 11 de julho de 2008

La Donna, mais uma vez.


Uma imitação é sempre uma imitação?

E, por ser ela uma imitação, não devemos lhe atribuir valor algum?


Eu estava pensando nisto mais cedo, quando eu estava escrevendo o post da Mona Lisa. Eu fiquei pensando: bom, eu nunca vi a Mona Lisa. Nunca fui ao Louvre e encarei seu misterioso sorriso deixando que ela, também, encarasse o meu ao mesmo tempo.

O que eu vi foi um retrato dela; uma imitação de como ela é, de sua realidade. Mas, mesmo vendo apenas uma imitação, eu consigo ter um parecer sobre ela considerando o que eu sinto ao vê-la e os meus parcos conhecimentos sobre arte.

Pois é. E então, como fica esta pergunta?

A imitação tem algum valor ou não?

Como eu sou uma ex-quase-física, e como eu A-MO Física, e, ainda, como eu adoro elevar conceitos físicos a uma escala social e humana, eu digo que isto é relativo.

A imitação só tem o valor que nós impomos a ela. Ela é como a arte.

Por exemplo, a imagem que está acima do post. Esta é a minha releitura a grafite da Mona Lisa. Eu acabei de fazer, para poder ilustrar melhor meu pensamento.

É uma cópia. Sim, eu tentei copiar La Gioconda. É claro que ficou diferente; lembra la donna, mas não é igual. Eu demorei cerca de 20 minutos para fazê-la, e aí está.

Mas, ela tem algum valor?


Para mim, sim. Tem, porque fui eu quem a fez. Tem, porque eu tinha um propósito ao fazê-la. Tem, porque eu coloquei a minha técnica (sem comentários, por favor... ;P ) e meus sentimentos nela... Ela para mim é uma cópia, mas é Arte. A mim ela vale - e vale muito; valeram-me 20 minutos da minha vida, e uma carga inteira de emoções.

Mas ela só vale por isto; porque eu determinei que ela vale; eu a fiz parte de mim. Ela não é só mais uma imitação; ela me é singular, ela me é cara. Ela é uma cópia única.

Eu peguei a Mona Lisa e a coloquei em um rio, e ela e o rio sairam diferente. La Donna nunca mais será a mesma; não em meu mundo; não em mim. Porque ela mudou o rio que é a minha vida, e este rio a modificou também.
...
ps: Sem risadas para com a minha obra de arte, ok?
:)

2 comentários:

Maya disse...

Ah sim!
Reparem no gracioso fato de que ela não tem corpo...
hwuaiheuihauwehuaweh
Eu esqueci de desenhar!!!
=P

Lucemary disse...

KKKKKKKKKKKKKKKK!!!
Se você não avisa, eu nem percebo... risos...
amei o texto. Tanto o de La Donna quanto este. Acho que mais este do que o outro... ou mais o outro do que este? Não sei.
Amei.