domingo, 13 de julho de 2008

victoria semper causa laetitiae est

SOBRE AQUILO QUE AO JOVEM É NECESSÁRIO

O mundo contemporâneo é uma unidade globalizada, na qual todas as pessoas estão interligadas por uma teia de comunicação, e a informação viaja milhares de quilômetros em menos tempo do que um piscar de olhos. Logo, para um novo indivíduo conseguir entrar realmente nesta sociedade, ele tem que começar a se preparar cada vez mais cedo.
Antigamente, cada indivíduo era responsável por apenas um elo em sua comunidade, que se limitava a pequenas províncias e cidades. Não era necessário, por exemplo, que um sapateiro soubesse mais do que a sua profissão exigia, princialmente porque havia pouca oferta deste profissional - assim como havia pouca oferta de qualquer profissional especializado.
Com o avanço da tecnologia, poucas máquinas começaram a fazer o trabalho de muitos homens, e estes homens precisavam de uma nova forma de trabalho. Depois de um tempo, havia mais oferta de profissionais especializados do que necessitava a sociedade. Assim, conquistavam espaço apenas os melhores, uma forma de darwinismo levado à escala social.
Logo, para alguém entrar e conseguir se manter na sociedade de hoje, vivendo de acordo com seus padrões e conceitos, é necessário se especializar cada vez mais - e em todos os aspectos. Para não ser um "excluído", é preciso aprender desde cedo a se comunicar com o mundo; a conhecer o homem, seus pensamentos, sua obra e sua história; aprender cedo a fazer algo com que a sociedade evolua, tendo ainda a consciência de que o fator humano é insubstituível.
Desta forma, cada vez mais cedo cai sobre os jovens a responsabilidade pelo seu aperfeiçoamento; e na luta contra seus adversários - os irmãos de sua geração - destacar-se-ão os mais compatíveis com a sociedade de amanhã.


...

Este texto eu fiz no colégio, para o projeto Entrelinhas, e ele acabou sendo publicado no jornal do projeto. Claro que o professor Douglas, que é o responsável pelo projeto, corrigiu antes e modificou algumas partes; esta é a versão que foi publicada.

(Proposta: A cidade contemporânea tem sobrecarregado o jovem ou este cotidiano "superocupado" é tão somente uma característica deste nosso maravilhoso mundo da informação?)

:)

Um comentário:

Lucemary disse...

Não vou fazer comentários sobre o seu texto ser escolhido pra um projeto (adorei o nome), e ser publicado... essa história começou cedo, lá no primeiro ano... sei que sua escolha não é escrever, mas sua alma é de escritora, que usa as palavras pra sacudir, pra fazer pensar, pra mexer com a massa tão emburrecida e embrutecida e acostumada a ver como normal o que não é normal, como certo o que não é certo... sua alma é inconformada com a injustiça do mundo, do ser humano, e você usa como poucos a palavra pra fazer diferença... não vou falar de orgulho de mãe, tá?
Mas me orgulho de poder ler o que você escreve - como simples leitora.